Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > » Missão
Início do conteúdo da página

Missão

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 18h31 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2017, 14h42 | Acessos: 2261

A Comissão de Desportos do Exército (CDE) destina-se a planejar, organizar, dirigir e controlar no âmbito do Exército, as atividades relativas aos desportos.

imagem sem descrição.

Representando o Exército Brasileiro em competições militares e civis, nacionais e internacionais, promovendo o desenvolvimento do desporto militar e reforçando a imagem da Força no país e no exterior. A CDE atua em três segmentos desportivos: Alto Rendimento, de Participação e Escolar.
Para a execução de suas atribuições, a CDE está organizada de acordo com os mais modernos direcionamentos da Gestão Esportiva:

Presidente: O cargo de Presidente da CDE é privativo de Oficial General, sendo exercido cumulativamente com a função de Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx);

Vice-Presidente: É o responsável pela coordenação dos trabalhos da CDE, sendo esta função privativa de Oficial Superior;

Seção de Planejamento: A integração dos trabalhos dos diversos setores da CDE, a consolidação do planejamento das Relatorias, e a ligação com a Comissão Militar Desportiva do Brasil (CDMB) são as principais atribuições da Seção de Planejamento;

Relatorias: A CDE possui vínculo técnico de subordinação com a Comissão Desportiva Militar do Brasil, que é o órgão do Ministério da Defesa responsável pela direção do desporto militar a nível ministerial. Neste sentido, o Exército Brasileiro, através da CDE e suas relatorias, é o responsável pelas equipes das Forças Armadas das seguintes modalidades: Esgrima, Futebol (Masculino), Hipismo, Judô, Natação, Paraquedismo, Pentatlo Militar, Pentatlo Moderno, Tênis de Mesa, Tiro, Triathlon, Vôlei de Praia e Voleibol (Masculino e Feminino). Além disso, no nível Força Terrestre, a CDE coordena ainda as seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Boxe, Desportos na Neve, Karatê, Orientação e Taekwondo.

Subunidade de Atletas: É a responsável pela gerência do Programa de Atletas de Alto Rendimento, cabendo a ela a seleção e formação dos atletas selecionados. À SU de atletas, cabe ainda o controle e execução das medidas administrativas dos atletas.

1ª Seção: Semelhante às demais OM do Exército Brasileiro, é a responsável pela gestão de pessoal do Corpo Permanente da CDE.

4ª Seção: É o braço logístico da CDE, à ela cabe todos os processos de aquisição e controle do material, gestão de recursos, gerência da Hospedagem de Atletas, entre outras.

COMISSÃO DE DESPORTOS DO EXÉRCITO 

“Mais de 100 anos de excelência no esporte”

registrado em:
Fim do conteúdo da página